Em ambientes urbanos, as doenças alérgicas são mais comuns entre cães e seus donos em comparação com aqueles que vivem em áreas rurais. Traços alérgicos simultâneos parecem estar associados aos micróbios encontrados no meio ambiente, mas micróbios relevantes para a saúde diferem entre cães e humanos.

Em um projeto de pesquisa conjunto conhecido como DogEnvi, pesquisadores da Universidade de Helsinque, do Instituto Finlandês do Meio Ambiente e do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-estar observaram anteriormente que os cães são mais propensos a ter alergias quando seus donos sofrem de sintomas alérgicos. Em um novo estudo, os pesquisadores investigaram se a presença simultânea de características alérgicas está associada a micróbios intestinais ou cutâneos compartilhados por cães e seus donos. Um total de 168 pares de donos de cães que vivem em ambientes rurais e urbanos participaram do estudo.

“A pesquisa mostra que cães e proprietários que vivem em áreas rurais têm um risco menor de desenvolver uma doença alérgica em comparação com áreas urbanas. Presumimos que nas áreas rurais tanto os cães quanto os proprietários estão expostos a micróbios promotores da saúde. Descobrimos que a exposição microbiana ambos eram diferentes em ambientes rurais e urbanos. Por exemplo, a microbiota da pele variava mais entre os indivíduos em áreas rurais em comparação com suas contrapartes urbanas. Uma exposição microbiana diversa e variável pode ser precisamente o que fornece o benefício de saúde associado “, diz a pesquisadora sênior Jenni Lehtimäki , PhD, do Instituto Finlandês do Meio Ambiente.

Os cães e seus donos pareciam compartilhar micróbios em sua pele, mas não em seus intestinos. O estudo demonstrou que o ambiente em que vive tem um efeito marcadamente mais significativo na microbiota da pele do que no intestino em cães e humanos. Os cães que viviam em áreas urbanas apresentavam na pele mais micróbios tipicamente encontrados na pele humana, o que pode ser causado pelo acúmulo de micróbios típicos do homem em ambientes internos e em áreas urbanas, fenômeno já observado.

Em um estudo realizado anteriormente, os pesquisadores notaram que tanto o ambiente como os hábitos de vida afetam a microbiota da pele canina.

“O mesmo foi observado agora em humanos. Para cães e humanos, o risco de desenvolver doenças alérgicas era menor quando a microbiota da pele era moldada por um ambiente rural e um estilo de vida que promove a abundância microbiana. Esse estilo de vida estava associado a uma número de animais diferentes na família, bem como tamanho de família maior “, diz o professor Hannes Lohi, da Universidade de Helsinque.

Embora o ambiente vivo pareça alterar as espécies da microbiota da pele, bem como o risco de doenças alérgicas em cães e seus donos, nenhum micróbio compartilhado no ambiente tinha uma ligação com alergias em cães e humanos.

“Detectamos micróbios associados a alergias em cães urbanos, bem como micróbios ligados à saúde em cães rurais e humanos, mas esses micróbios eram diferentes em cães e humanos. Parece que os micróbios no ambiente vivo são importantes para a saúde de ambos cães e humanos, mas devido às diferenças fisiológicas das espécies, os micróbios relevantes podem variar “, resume Lehtimäki.

Materiais fornecidos pela Universidade de Helsinque

1. Jenni Lehtimäki, Hanna Sinkko, Anna Hielm-Björkman, Tiina Laatikainen, Lasse Ruokolainen, Hannes Lohi. Traços alérgicos simultâneos em cães e seus donos estão associados ao ambiente de vida, estilo de vida e exposições microbianas . Relatórios científicos , 2020; 10 (1) DOI: 10.1038 / s41598-020-79055-x