O que é radiologia veterinária?

A radiologia veterinária é uma área da Medicina Veterinária que se destina ao diagnóstico de doenças e outras anormalidades em animais. Para tanto, se vale de exames de imagem, com ou sem a aplicação de radiação ionizante.

Ao contrário de nós, seres humanos, que podemos chegar a uma consulta e dizer ao médico exatamente o que estamos sentindo, os animais não conseguem se comunicar desta forma.

E é justamente aí que entra a importância da radiologia veterinária. Cabe aos profissionais de Medicina Veterinária interpretar os sintomas e realizar exames para tentar descobrir o problema.

Logo, podemos definir a radiologia veterinária como uma facilitadora, que ajuda na prevenção, no diagnóstico e tratamento de doenças em animais de diferentes portes.

Sim, não é somente um gatinho que pode ser submetido a um ultrassom em uma clínica próxima da sua casa, por exemplo.

Mesmo uma girafa com problema na coluna também pode realizar uma ressonância magnética.

Quando se realiza um diagnóstico por imagem, é possível ter a dimensão exata do problema.

Caso seja necessária uma intervenção cirúrgica, a precisão dos exames será fundamental para o sucesso do procedimento.

Mas mesmo que o prognóstico não seja tão grave ou recomende-se uma atuação mais incisiva, a radiologia veterinária vai orientar qual é o tipo de tratamento mais adequado ao caso em questão.

A VETEIRNARIA EXPO+CONGRESS conta com a participação de diversas empresas especializadas em diagnóstico por Imagem.

Aproveite e faça sua pré-inscrição para visitar o evento e participar do congresso em www.veterinariaexpo.com