que é estenose subaórtica (SAS)?

• Defeito cardíaco congênito (hereditário) relativamente comum em cães e raro em gatos.
  • É mais frequentemente identificado em cães de raças grandes e gigantes, como Newfoundland, Golden Retriever, Boxer, Rottweiler, Pastor Alemão, Bulldog Inglês, Dogue Alemão, Pointer Alemão de Pêlo Curto e Bouvier des Flandres. É relatado em muitas outras raças puras, bem como em raças mistas de cães.
  • Ele consiste em um tecido anormal localizado logo abaixo da válvula aórtica que cria uma obstrução que o coração precisa superar para bombear o sangue para o corpo.
  • A estenose faz com que o coração trabalhe mais do que o normal. Como resultado, o músculo cardíaco pode ficar mais espesso (hipertrofiado). O sopro cardíaco é criado pelo sangue sendo bombeado a uma velocidade e pressão mais altas através da estenose para a aorta.

O tecido anormal obstruindo o fluxo normal para fora do ventrículo esquerdo é mostrado.

Os sintomas de SAS podem incluir:

• Letargia.
  • Fraqueza após exercício ou excitação.
  • Desmaio.
  • Em alguns casos avançados, tosse e dificuldade respiratória secundária à insuficiência cardíaca congestiva.
  • Os cães com SAS leve podem não apresentar sinais clínicos, enquanto os cães afetados de forma moderada a grave podem ser mais sintomáticos e apresentam um risco aumentado de morte súbita secundária a arritmias.

Diagnóstico de SAS

• Ecocardiograma com Doppler realizado por cardiologista veterinário credenciado.
    • Isso permite a visualização das quatro câmaras e válvulas cardíacas, bem como a anatomia da área subaórtica. O Doppler permite estimar a pressão criada no coração pela obstrução / estenose. O grau de elevação da pressão se correlaciona com a gravidade SAS.
  • Um eletrocardiograma (ECG) pode ser necessário em pacientes com ritmo cardíaco irregular.

Como é tratado?

• Antibióticos profiláticos:
    • Todos os cães com SAS têm um risco aumentado de desenvolver infecções de sua válvula aórtica (endocardite) e devem receber antibióticos quando têm feridas ou estão sendo submetidos a cirurgia ou procedimentos odontológicos.
  • Exercício limitado:
    • Caminhadas com coleira e viagens curtas ao quintal para cães com doença moderada a grave.
    • Tente evitar atividades do tipo explosão vigorosa
  • Medicamentos cardíacos:
    • Os beta-bloqueadores são frequentemente recomendados para cães com SAS moderada a gravemente afetada.
    • Terapia adicional para tratar arritmias específicas e insuficiência cardíaca também pode ser necessária.
  • Procedimentos cirúrgicos e de cateterização:
    • Disponível em alguns hospitais veterinários universitários; no entanto, eles ainda não mostraram melhorar os tempos de sobrevivência.

Qual é o prognóstico?

• Os cães levemente afetados, com expectativa de vida normal, geralmente permanecem assintomáticos.
  • Cães gravemente afetados podem morrer repentinamente quando jovens ou de meia-idade.
  • Deve-se notar que a SAS pode ser progressiva em alguns cães, especialmente nos primeiros anos de vida. Portanto, mesmo os cães assintomáticos, mesmo afetados de maneira leve, devem ser reexaminados periodicamente, conforme recomendado por umcardiologista veterinário ou veterinário de cuidados primários.