Mais pessoas poderiam ser protegidas contra a raiva com risco de vida graças a uma abordagem ágil para vacinação de cães usando tecnologia de telefone inteligente para detectar áreas de baixa cobertura de vacinação em tempo real.

Os veterinários usaram um aplicativo de smartphone para ajudá-los a reduzir pela metade o tempo que leva para completar os programas de vacinação de cães na cidade de Blantyre, no Malawi.

O aplicativo customizado permite que eles localizem rapidamente áreas com baixas taxas de inoculação em tempo real, permitindo que eles piquem mais cães com mais rapidez e com menos funcionários.

A raiva é uma doença potencialmente fatal transmitida aos humanos principalmente por meio de mordidas de cães. É responsável por cerca de 60.000 mortes em todo o mundo a cada ano, 40 por cento das quais são crianças. Isso representa um enorme fardo financeiro para alguns dos países mais pobres do mundo.

Os pesquisadores preveem que mais de um milhão de pessoas em todo o mundo morrerão de raiva entre 2020 e 2035 se as taxas de vacinação dos cães – juntamente com o tratamento imediatamente após uma mordida – não aumentarem.

Os programas atuais de vacinação em massa incluem visitas porta-a-porta, que garantem alta aceitação, mas são caras e demoradas. Os centros de apoio são mais eficientes, mas não tratam tantos cães e podem ser difíceis de serem alcançados pelos proprietários.

A pesquisa mostrou que a distância dos centros de acolhimento foi a maior razão pela qual os proprietários não vacinaram seus cães,

Para superar isso, os veterinários liderados pela Universidade de Edimburgo e a instituição de caridade Mission Rabies aplicaram sua abordagem baseada em dados usando o aplicativo desenvolvido com o Serviço Veterinário Mundial. O aplicativo permite que a equipe registre os dados das vacinas e acesse os locais do GPS.

A equipe aumentou o número de centros de acolhimento a cerca de 800 metros das casas dos proprietários de 44 para 77 – uma distância que a pesquisa indicou que a maioria dos proprietários estava disposta a caminhar.

Em áreas com baixa aceitação, eles usaram estações de vacinação ‘roaming’ rapidamente instaladas para atender áreas localizadas com baixa cobertura de vacina, como no final de uma rua. Os veterinários também se envolveram com as comunidades locais e a mídia para aumentar a conscientização sobre o esquema.

Eles visaram 70 por cento da população canina da cidade – cerca de 35.000 animais – e os vacinaram em 11 dias, em comparação com 20 dias usando a abordagem anterior. O esquema precisava de 904 dias de trabalho, em oposição a 1719.

Os pesquisadores dizem que as descobertas têm o potencial de não apenas beneficiar as populações caninas urbanas, mas também os criadores cujos rebanhos estão sob risco de infecção por cães.

A pesquisadora principal, Dra. Stella Mazeri, epidemiologista veterinária da Royal (Dick) School of Veterinary Studies da Universidade de Edimburgo, disse: “Fornecer vacinações para populações em risco de uma maneira altamente eficiente é um grande desafio para a sociedade. As tentativas de eliminar a raiva continuam sem financiamento, apesar de sabendo que a vacinação canina é uma forma altamente eficaz de reduzir a carga de doenças em humanos e cães. Estamos satisfeitos em ver que o interrogatório em tempo real dos dados nos permitiu melhorar a eficiência das clínicas de vacinação. ”

Luke Gamble, CEO da Mission Rabies, disse: “Esta pesquisa fornece uma peça importante do quebra-cabeça para impulsionar estratégias para eliminar a raiva transmitida por caninos. Praticamente, este artigo orienta como podemos implementar melhor campanhas para vacinar com eficiência centenas de milhares de cães contra a raiva. em ambientes desafiadores – e este é seu turno, evita a morte de milhares de crianças em todo o mundo a cada ano. O incrível apoio da Universidade de Edimburgo neste campo de pesquisa – está genuinamente salvando vidas “.

Materiais fornecidos pela Universidade de Edimburgo

1. Stella Mazeri, Jordana L. Burdon Bailey, Dagmar Mayer, Patrick Chikungwa, Julius Chulu, Paul Orion Grossman, Frederic Lohr, Andrew D. Gibson, Ian G. Handel, Barend M. deC. Bronsvoort, Luke Gamble, Richard J. Mellanby. Usando abordagens baseadas em dados para melhorar a prestação de intervenções de cuidados de saúde animal para a saúde pública . Proceedings of the National Academy of Sciences , 2021; 118 (5): e2003722118 DOI: 10.1073 / pnas.2003722118